Procon fiscaliza falta de energia nas escolas em Rio das Ostras

Após denúncias de pais e responsáveis, a equipe do Procon Rio das Ostras visitou, na manhã desta terça-feira, dia 25, várias unidades escolares, na área do Âncora e do Village, que estavam sem energia elétrica. O problema de intermitência de energia, ocorrida desde a tarde de segunda, dia 24, fez com que a direção de algumas unidades dispensasse os alunos.

Na Creche Dona Lina – Maria Lina Paixão Fontes Coutinho, por exemplo, uma das unidades mais afetadas, as crianças tiveram que ser dispensadas porque a energia continuava em apenas uma fase.

Os fiscais, acompanhados da coordenadora executiva Michele Mansur, fizeram o Auto de Constatação na Creche e vão verificar qual o problema ocorrido, a responsabilidade da Enel e quais providencias estão sendo tomadas. A partir daí, o Procon Rio das Ostras vai tomar as medidas cabíveis.

Ciente da gravidade do descaso da empresa de energia, o procurador-geral do Município, Renato Vasconcellos, solicitou que o Procon fique à frente dessa ação de fiscalização, cobre providências e responsabilize a Enel por essa interrupção prolongada, que afeta diretamente o direito dos cidadãos.

De acordo com a coordenadora executiva do Procon Rio das Ostras, Michele Mansur, a equipe está nas ruas e ao lado do cidadão para garantir que seus direitos sejam respeitados. “Hoje a pedido do prefeito Carlos Augusto e do procurador geral do Município, Renato Vasconcellos fiscalizamos esse grave problema enfrentado. Visitamos as unidades escolares, conversamos com a direção e constatamos uma situação inaceitável: crianças que precisaram ser mandadas de volta para casa, prejudicando sua aprendizagem e causando transtornos às famílias. Isso não é apenas uma falha no serviço, é um desrespeito à educação, aos alunos, aos professores e a toda a comunidade escolar”, constatou a coordenadora.

O Procon não aceitará que os consumidores de Rio das Ostras sejam tratados com negligência. “Estamos tomando todas as medidas cabíveis para garantir que a empresa seja responsabilizada para evitar que essa situação volte a acontecer. Energia elétrica não é um favor, é um direito essencial, e exigimos que a Enel cumpra com suas obrigações e respeite a população. Seguiremos atentos, firmes e ao lado dos munícipes de Rio das Ostras, porque essa é a nossa missão: defender os direitos do consumidor e garantir que cada cidadão tenha acesso a serviços de qualidade”, completou Michele Mansur.

O órgão de defesa do consumidor funciona no Centro de Cidadania, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, na Rua das Casuarinas, Nº 595, no Âncora. Os consumidores podem ainda utilizar os canais de atendimento do Procon Rio das Ostras, por meio do Whatsapp da Fiscalização – (22) 2771-6581 ou pelo e-mail faleprocon@gmail.com.

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