Procon de Macaé orienta consumidores sobre compras no Dia das Mães

A Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon-Macaé) orienta os consumidores com a proximidade do Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (11). O comércio registra um aumento significativo nas vendas.

Para evitar problemas e garantir uma compra segura, o Procon Macaé orienta os consumidores sobre cuidados importantes durante esse período. Uma das principais recomendações é a pesquisa de preços. Como não há tabelamento no Brasil, é comum encontrar grandes variações de valores entre diferentes estabelecimentos para um mesmo produto.

“Outro ponto essencial é exigir a nota fiscal no momento da compra. Esse documento é a garantia do consumidor e necessário para eventuais trocas, reclamações ou acionamento da garantia. Além disso, é fundamental se informar previamente sobre a política de troca da loja. Embora não exista obrigação legal de troca por cor, tamanho ou arrependimento em compras presenciais, muitas empresas oferecem essa possibilidade como forma de fidelizar o cliente e, nesse caso, as condições podem variar de acordo com cada estabelecimento”, explicou o Secretário Executivo de Defesa do Consumidor, Celso Mussi.

Ele orientou ainda que para compras realizadas pela internet, o consumidor deve redobrar a atenção. É importante verificar se o site é confiável, buscar avaliações e informações sobre a empresa e ficar atento ao prazo de entrega, para que o presente chegue a tempo da data comemorativa. Compras online também garantem ao consumidor o direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

“O Procon Macaé deseja um Dia das Mães repleto de amor, carinho e reconhecimento”, conclui Celso.

Serviço

O atendimento realizado pelo Procon no térreo do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), funciona de segunda a sexta-feira, de 9 às 17h, sendo que as senhas são distribuídas até às 16h, na Avenida Presidente Sodré, 466, 5° andar. Telefones: 2765-8700, ramal: 288 ou (22) 2759-0801.

Já o cidadão que prefere tirar suas dúvidas e reclamações de forma remota, poderá enviar um e-mail para: atendimento.procon@macae.rj.gov.br e procon@macae.rj.gov.br

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